sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Falecimento Lio Cezar Schmitt Jr

Deixou este plano alguém que além de dentista era um amigo (anos de CLJ), quase um terapeuta, mas sobretudo um artista.... Alguém sutilmente amargo. Um amargor líquido, digerível, com gosto de quem vê o fato e reage no ato. Mas sobretudo um ser humano de coração grande, silenciosamente em estado de doação... Sem plavras. A notícia me deixou consternada.
Ele vai ser cremado hoje no Crematório Metropolitano às 16 h.
Saudades meu dentista, amigo de anos e sósia do Eriberto Leão!
Sentimentos à família, sua esposa Ingrid, filhos e do pequeno Antônio, ainda no ventre da mamãe.
É a dor.

25 comentários:

  1. Olá Luciana, eu era paciente do Lio há muitos anos. Estou chocado. Tinha consulta com ele hoje as 17:30. Vi o anuncio na ZH. Sabes o que aconteceu? Estive com ele na sexta passada...não consigo acreditar...
    Grato
    Umberto

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei consternada! Ainda não consigo acreditar!!! Precisei ir no velório para poder entender (ou pelo menos tentar)o que tinha acontecido. Fomos vizinhos por anos, e meu dentista até ontem, que pesar!!Maravilhoso profissional.Alegre, piadista de primeira. Com certeza fará muita falta! Sentimentos aos familiares que eram nossos amigos, Ingrid, Júlia, Guilherme e pequeno Antônio, que infelizmente não conhecerá o grande homem que era seu pai.
    Saudades e muito inconformismo!!!!
    Fernanda, Ilsa e Miguel de Andrade

    ResponderExcluir
  3. Poxa, fiquei tao triste ao saber desta notícia. Ele era meu dentista, estava para voltar no consultório agora em novembro. A figura dele me vem com alguém sobretudo alegre, bonito, cheio de vida, alguém que nunca pode-se imaginar morto, enfim...Lamento muito e mando meus pêsames à família. Ele vai fazer muita falta, posso imaginar, Carine Lopes

    ResponderExcluir
  4. Fiquei sabendo agora da morte do Lio. Me chocou muito e ainda não digeri a tristeza (vai demorar um tempo). Que Deus lhe abençoe e lhe carregue para o Paraíso.

    Eu conhecia o Lio a 16 anos ou mais. Grande homem! Sempre alegre, de bem com a vida, muito prático, vivo, sorridente.

    Ainda não acredito no que aconteceu. É um homem que já faz falta.

    Marcos Boldrini

    ResponderExcluir
  5. Em nome da família e amigos agradeço as palavras. Nada vai cobrir o vazio que ficou e esse ponto de interrogação enorme.

    Confesso a vocês que foi uma pancada e tanto!! Não é fácil ver uma pessoa toda a semana, estar com ela no dia anterior e não perceber que há algo errado. A gente se culpa. Eu queria ter podido fazer alguma coisa. Mas ele era foda! Escondia seus sentimentos atrás das brincadeiras, das gargalhadas, da capela dos Beatles. O melhor que podemos fazer é rezar para que ele encontre o caminho da Luz! Ele já está lá! Tenho fé!

    Como disse a tia Dulce, sua mãe.... "Ele achava que eu tinha muita fé, mas eu tinha pouca fé. Eu oro por vocês para que vocês também tenham fé e que nunca deixem de orar!" Dulce Schmitt

    ResponderExcluir
  6. Pessoal. Vocês conheciam ele por Lio. Eu, por ser o irmão mais novo, nunca o chamei por este nome. Era o Dunho: uma espécie de abreviação de Junior para alguém com dificuldade de falar o nome do irmão.

    Me levava para a Escola pelo cangote, mas me defendia quando eu puxava briga com alguém maior. Tinha uma bomba no futebol que era sempre garantia de um golzinho para o nosso time. Fiz o CLJ porque ele me obrigou. Nunca fui obrigado a fazer algo tão importante. Foi um belo irmão, teve uma linda vida.

    Mas a sua morte serve como um alerta: depressão mata. E é um problema químico que tem de ser medicado. E o pior é que podemos não saber quem tem. Se você tiver depressão, procure um médico, grite por socorro para a família.

    Bem... Daqui a 59 anos eu me encontro com ele. Afinal vou a 100.

    Marcelo A. Rauh Schmitt

    ResponderExcluir
  7. Amigos e Familiares de Lio Jr: Dunho! Pacientes do alemão! Eu, Sady Edson Salvador, o gringo polenteiro de Caxias do Sul,como ele dizia, fui privilegiado por sua amizade desde 1982 quando ingressamos na UFRGS para fazer odontologia. E fizemos bem mais que isto! Até hoje, as notícias que trocávamos, sempre terminavam em boas risadas e no sentido de mudar o rumo das coisas... Agora, triste por voce não estar na nossa trincheira... Mas na firme esperança que ganhei um espião do alto, e que saberá melhorar ainda mais nossas estratégias de fazer nossos pacientes mais felizes... Rezo, e sempre rezarei por ti,irmão! Deus te compreende. Nós, ainda não. Desde já, SAUDADE...

    ResponderExcluir
  8. Conheci o Lio tocando violão num dos encontros que minha mãe como catequista fazia... depois nos reencontramos pois o consultório é no prédio ao lado do prédio do meu escritório... nossos encontros eram na passagem na calçada sempre com um oi... bom dia... boa tarde... tudo bom...
    Tenho rezado diariamente por ele, com a certeza de que já esta na Graça de Deus. Rezo também para que nossa Mãe Maria dê conforto ao coração de todos os familiares!! Com certeza um dia nos reencontraremos!!
    Ana Cristina Chiappin Cavalcante

    ResponderExcluir
  9. A minha família toda era cliente do Lio, e nós sentimos muito pela perda não só de um ótimo profissional, mas de uma pessoa exepcional, inspiradora.
    Rezo para que ele deixe entre nós apenas a lembrança da alegria e espontaneidade de que ele costumava ter!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de deixar aqui nestas entrelinhas os meus sentimentos para sua família, eu sei exatamente o que é estar em depressão, as pessoas acham que é bobagem, que é doença para quem não sabe viver a vida, mas saibam ela nos corroe, não é como uma simples dor de cabeça ou um nódulo em nosso corpo, pois a depressão afeta a parte mais importante do nosso ser que é a mente.A mente é responsável por todos os nossos pensamentos, nossas culpas, no qual somos nós os juizes severos de nós mesmos. As pessoas não percebem pois nós os doente nem sempre nos damos conta de que aquela tristeza, aquela vontade de largar tudo, e talves morrer, seje depressão. Como disse o Marcelo é preciso tratamento, é preciso que as pessoas não a tratem com preconceito, pois a cura depende somente de nós os doentes mas o apoio da família e dos amigos é muito importante, junto com muita psicoterapia e também medicação.
    Estou sempre em Prece para o Lio e seus familiáres, fiz parte do CLJ 140ºe não canso de lembrar a sua alegria de viver cantando os Beatles, com o Marcelo e a mana nos jantares que promoviam.
    Fiquem com Deus e contem comigo sempre.
    Kátia Patuzzi

    ResponderExcluir
  11. Lembro do Lio com aquela cara linda, aquele sorriso no rosto, a última vez q estive com ele faz um mes, levei meus filhos para fazer uma limpeza, ele explicou com a maior sabedoria como seria o aparelho de um diferente do outro, as crianças ficaram impressionadas como ele jogava paciência rápido, ele mostrou no pc e eles deram risadas.Em nenhum momento notei tristeza no meu querido e amigo dentista. A depressão é uma doença silenciosa, só quem passa por essa perda sabe como a gente s pergunta, s culpa d não ter ajudado, mas nunca tenham dúvidas do amor q o Lio tinha por todos em especial a família. Deixo aqui minha saudade e com a confiança q todos nós vamos s encontrar um dia na Paz do Senhor. Fabiana Mury Ribeiro Silva

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostaria de saber informações sobre a missa de sétimo dia, onde será , etc.Estive no velório mas meus pais gostariam de ir à missa.Nossos profundos sentimentos à família neste momento tão difícil. Raqueli Baumbach

    ResponderExcluir
  13. Bom, eu estou como todos os outros chocada e triste. Digo, que de certa forma, fiquei "órfã de pai Odontológico". Eu conheci o Lio há 20 anos atrás, com meus 3 anos, foi meu primeiro e único dentista. Quando tinha uns 6 anos, dei uma foto minha para o Tio Lio, a qual ficou por muito tempo no consultório dele. Com o passar do tempo, me apaixonei pela profissão, pelo jeito com que ele tratava seus pacientes, pelo carisma dele. Resolvi que seria dentista, apesar de conhecer apenas um dentista, em toda minha vida. Ao me formar, ele estava lá,junto com a sua família linda, e me deu a ótima oportunidade de poder começar a colocar em prática o que aprendi no seu consultório, ao lado dele, com a ajuda dele. Com certeza, foi meu "pai odontológico" e ficará muita saudade da pessoa maravilhosa que ele era.
    Meus pesares para toda a família, amigos, pacientes.

    Aline Segatto Pires

    ResponderExcluir
  14. Dunho, muito te amei e para sempre te amarei, irmão. Tanto aprendi contigo... Gostaria de ter te dado a mão no momento mais árduo da tua vida, mas sei que Cristo, teu melhor amigo, o fez, como o fez sempre durante tua vida. Aguardo o dia do nosso reencontro! Teus filhos são meus e do Marcelo, podes confiar. Com amor e admiração,

    ResponderExcluir
  15. A notícia me deixou arrasada. Meu amigo, dentista e com quem tive a feliz oportunidade de trabalhar durante dois anos. Estamos muito tristes e sentiremos sua falta.Esteja em paz. Meus sinceros sentimentos aos familiares.
    Fernanda Hofmann Appollo

    ResponderExcluir
  16. Fiquei chocada com o falecimento do meu colega de faculdade,querido amigo,em todas as fotos que eu tenho desta época,era ele quem estava do meu lado,sempre sorridente...Faleceu na véspera do meu aniversário e uns dias antes do próprio aniversário...sem palavras...

    ResponderExcluir
  17. Como me trás paz ler o que todos vocês pensam e acham do Dunho. Ele sempre foi muito especial na nossa família, e agora vejo o quanto ele tocava também as pessoas a sua volta. Ficou um vazio tao grande, mas acompanhado da certeza do quanto ele fez todos nós nos sentirmos privilegiados por termos feito parte da sua família.

    ResponderExcluir
  18. Dunho, que tristeza ficou no nosso coração. Qtas vezes voce fez todos sorrirem em sua volta,qtas vezes voce brincou com nossos filhos. Aquelas temporadas de ferias em Camboriu, os encontros de familia em Indaial. Sempre queriamos saber se o Dunho estaria lá pq aí a festa estava garantida. Voce fez tanto por nós e nós nao conseguimos perceber quando voce precisava de ajuda. Este seu jeito sempre brincalhao parecendo estar sempre bem nos enganou e perdemos Voce que nos era tao precioso. Enfim não posso ser egoista já tive muitos momentos alegres com voce, mas juro que gostaria de continuar tento voce junto conosco.
    A saudade é muito grande.

    ResponderExcluir
  19. Dunho... Vou ser muito egoísta agora, mas preciso te dizer: embora eu tenha certeza que estás no melhor lugar do mundo, no amor de Deus, precisava tanto de ti aqui perto de nós... Cuida do pai que eu e o Lelo cuidamos da mãe, tá bem? Um beijo muito doce da tua Mana. Saudade dói, sabias?

    ResponderExcluir
  20. Meu amor... Meu grande amor... Levastes um pedaço do meu coração contigo... E eu daria todos os pedacinhos que me sobraram para te ter de volta... Mas me deixastes um ser iluminado: o Antônio! Peço a Deus todos os dias para que ele seja exatamente como tu: a pessoa mais linda que já conheci! Cuida bem dele. Te amo! Ingrid

    ResponderExcluir
  21. Foi um choque e tanto quando recebi a mensagem da Lu. A pessoa que me acolheu no folclore quando entrei no CLJ com meu violao. Lembro com muito carinho do meu "ídolo" de adolescente, que uma vez respondeu que estava no CLJ por inércia, provocando gargalhadas de um bando de aolescentes... Lio foi uma parte muito importante de uma época tão gostosa da minha vida, onde aprendi e cresci tanto. Fica com Deus, Lio! E Obrigada pelo que recebi. Apenas posso imaginar o sofrimento de tua família, e rezo muito para que encontrei forçar em Deus pra seguir a vida com fé e paz. Karen

    ResponderExcluir
  22. Lio, grande sujeito, baita coração, parceiro de algumas rodadas no Lilliput, meu dentista favorito...

    Que consigas encontrar a paz eterna, ao lado do teu pai, que infelizmente também deixou a todos aqui em baixo, indo se juntar a ti e a Deus!

    A toda família meus sinceros sentimentos pelas terríveis perdas, restando à Graça e ao Marcelo zelarem pela saúde e bem estar da Dona Dulce, guerreira incansável e matriarca exemplar.

    Associo-me com a Graça na frase: "Saudade dói...", e muito, acrescentaria!!!

    Força e fé a todos!!!

    Júlio Alexandre dos Santos

    ResponderExcluir
  23. Hoje percebi que quando do anúncio no jornal ZH convidando para a missa em sua memória que era ele, o dentista que todos recomendavam, simplesmente o Lio. Eu o conheci a muito pouco tempo, minha filha extraiu os cisos a um ano.Ele me chamou atenção pois era muito convicto tinha muito conhecimento, falava muito das filhas pois as comparava com a minha e logo saia recomendando como um pai faz...ele sempre repetia, a cada extração, se doer ou sangrar porque não fez tudo o que recomendo podem me ligar a qualquer hora. Não cabe a nós entender os seus motivos, precisamos acreditar que apesar de tudo assim foi melhor e talvez nos espelhar em sua maneira de viver a vida, como profissional, esposo, pai, filho, irmão, colega, amigo, nossa tudo isto ele tinha. Precisamos simplesmente ser feliz ...com certeza ele foi ao encontro com DEUS. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Até agora não consigo acreditar. Grande Lio, o melhor dentista que já conheci, grande cara, sempre alegre e bom de futebol. Impossível acreditar que aquele cara alegre, sempre cantando de bom humor tenha nos deixado. Segue em paz meu amigo e que Deus ilumine toda a tua família.

    Marciel Piva

    ResponderExcluir
  25. ai que saudades.. a gente fica com esse vazio no peito, esperando chegar o dia que vai doer menos.. só que esse dia nao chega e a saudades vai aumentando. Penso muito em você, meu primo querido. Qua falta que você faz.. que doer de nunca mais ouvir uma piada sua.

    ResponderExcluir